terça-feira, 5 de junho de 2012

Reserva Florestal do Grajaú

Renova-te.
Renasce em ti mesmo.
Multiplica os teus olhos, para verem mais.
Multiplica-se os teus braços para semeares tudo.
Destrói os olhos que tiverem visto.
Cria outros, para as visões novas.
Destrói os braços que tiverem semeado,
Para se esquecerem de colher.
Sê sempre o mesmo.
Sempre outro. Mas sempre alto.
Sempre longe.
E dentro de tudo.
                                                  (Cecília Meireles)










A entrada para a Reserva Florestal do Grajaú está situada à Rua Comendador Martinelli, 740. A subida é íngreme, mas os 55 hectares de charme com muito verde valem à pena. Trilhas para escalar a Pedra do Grajaú, anfiteatro, brinquedos para as crianças, banheiros limpos, churrasqueiras que podem ser reservadas na administração do parque, mesas com banquinhos para estudos e leitura. Em 1978, a Reserva foi criada. E, em 2003, recebeu o nome de Parque Estadual do Grajaú. É linda, tranquila e funciona diariamente, das 8 às 17 horas.

Onde comer...

Tempo pra jogar conversa fora... Degustar croquetes deliciosos... Beber cerveja importada... Chopp geladíssimo... Deleitar-se com um pastel dos deuses... Esse tempero você encontra no Grajaú, onde os bares são como um quintal de casa e a comida é refinada.

BAR DU BOM - A primeira croqueteria do Rio




O Bar du Bom fica na Rua Grajaú, 247 (www.bardubom.com), abre de 2ª a 6ª, das 17h às 2 h, e aos sábados e domingos, a partir do meio-dia. O carro-chefe são os deliciosos croquetes, sequinhos e de sabores criativos (salmão com cream cheese, bacalhau, carne seca com queijo coalho, cordeiro com hortelã, lombinho com abacaxi, mignon com mussarela de búfala). Os espetinhos de coração, filet de coxa, filet mignon, lombinho, misto ou salsichão são acompanhados de farofa, molho à campanha e um molho que pode ser provolone, gorgonzola, goiabada, menta ou mostarda preta. As kaftas são também um caso à parte: de carne com tomate seco e manjericão, de frango com ameixa e bacon, de avestruz, capivara, javali, cordeiro... E, para beber, as cervejas belgas, alemães, argentinas, uruguaias e, é claro, as brasileiras. Mas, se você prefere as vodcas, precisa conhecer a caipabsolut de lá... nas aprazíveis mesinhas da calçada, com vista para a Pedra do Grajaú. Realmente, esse bar é tudo de bom!

BAR DO ADÃO - O melhor pastel de 2011, eleito pela Veja Rio.
Com matriz no Grajaú, à Av. Engenheiro Richard, 105, esquina com Rua Mearim, o Bar do Adão (www.bardoadao.com.br) já se espalhou por vários bairros do Rio.  São mais de 60 tipos de pastéis, com recheios de combinações deliciosas. Quem come um pastel, não resiste aos próximos... O Francês é de camarão, com alho poró e catupiry; o Italiano é de tomate seco com gorgonzola e rúcula, o Caprese é de mussarela de búfala com manjericão e tomate seco, o Nobre de gorgonzola com nozes e camarão. Difícil ficar sem pedir o de queijo brie com damasco (meu favorito). A Salada Fluminense (ainda que eu seja Flamenguista apaixonada) é maravilhosa e muito bem servida (manga, nozes, camarão, salmão e folhas). Mas, se você está com fome pode pedir um escondidinho de camarão ou de bacalhau.Tudo isso pode vir acompanhado de caipisaquê de lima da pérsia, ou do tradicional chopp da Brahma. Você escolhe... Ó dúvida cruel !